É difícil limitar os efeitos do tratamento de tal forma que atinja apenas as células cancerosas. Como é possível que células e tecidos sãos também sejam danificados, os tratamentos causam com freqüência efeitos colaterais não desejados.Os médicos e o pessoal de enfermaria explicarão esses efeitos colaterais do tratamento.
Os efeitos colaterais do tratamento de câncer dependem em grande parte do tipo e da extensão do tratamento. Ademais, cada paciente reage de forma distinta.O Instituto Nacional do Câncer (EUA) fornece folhetos úteis e informativos acerca dos tratamentos do câncer e sobre como superar seus efeitos colaterais, tais como Know Your Options: Understanding Treatment Choices for Prostate Cancer e também A Radioterapia e Você. Talvez os pacientes também queiram ler Conselhos de Alimentação para Pacientes com Câncer. Veja “Recursos informativos do Instituto Nacional do Câncer” e “Outros recursos informativos” para fontes adicionais de informação sobre efeitos secundários.
Espera vigilante. Ainda que os homens que escolhem a espera vigilante evitem os efeitos secundários da cirurgia e radiação, pode haver alguns aspectos negativos nesta eleição. A espera vigilante pode reduzir a oportunidade de controlar a doença antes que ela se dissemine. Homens mais idosos devem levar em conta que pode ser mais difícil manejar a cirurgia e a radioterapia numa idade mais avançada.
Alguns homens podem optar contra a espera vigilante pelo incômodo de estar convivendo com um câncer sem tratá-lo, ainda que seja um câncer que cresça lentamente ou nada. O homem que optou pela espera vigilante, e permanece ansioso ou preocupado deverá conversar com seu médico sobre seus sentimentos. Quase sempre é possível um enfoque diferente de tratamento.
Cirurgia. Com freqüência, os pacientes sentem incômodos nos primeiros dias após a cirurgia. Sua dor pode ser controlada c