Se for encontrado câncer na próstata, o médico precisa saber da etapa ou estádio da doença. A determinação da etapa é um estudo cuidadoso para descobrir se o câncer está disseminado e, se for assim, que partes do corpo foram afetadas. O médico pode solicitar vários exames de sangue e de imagem para avaliar a etapa da doença. As decisões sobre o tratamento dependem destes resultados. A determinação da etapa do câncer de próstata é um processo complexo. O médico pode descrever o estádio usando um número romano (I-IV) ou uma letra maiúscula (A-D). Estas são as principais características de cada etapa:

q Etapa I ou Etapa A: O câncer não pode ser sentido durante um exame de toque retal. Pode ser encontrado acidentalmente durante uma cirurgia por outro motivo, geralmente por hiperplasia de próstata benigna. Não há evidência que o tumor tenha se disseminado para fora da próstata.

q Etapa II ou Etapa B: o tumor abarca mais tecido dentro da próstata, pode ser sentido durante um exame de toque retal, ou foi encontrado por biópsia decorrente de um PSA elevado. Não há evidência que o tumor tenha se disseminado para fora da próstata.

q Etapa III ou Etapa C: O câncer se disseminou para fora da próstata para tecidos vizinhos.

q Etapa IV ou Etapa D: O câncer se disseminou para fora da próstata para os gânglios linfáticos ou outros tecidos do corpo.