O homem que tiver qualquer dos fatores de risco descritos na seção acima, “Câncer de próstata: quem tem risco?”, talvez queira perguntar a seu médico se deverá começar a fazer exames para o câncer de próstata (ainda que não tenha sintomas), que exames deverá fazer e com que freqüência. O médico poderá sugerir quaisquer dos exames que serão descritos mais à frente. Estes exames são usados para detectar anomalias na próstata, porém não podem mostrar se o que é anormal é canceroso ou se trata de um estado menos grave. O médico levará em conta os resultados para decidir se deverá examinar mais o paciente para buscar sinais de câncer. O médico também poderá explicar mais cada exame.

q Exame de Toque Retal: O médico insere um dedo enluvado e lubrificado no reto e sente a próstata através da parede do reto na busca de áreas endurecidas ou volumosas.

q Análise de sangue para Antígeno Prostático Específico (PSA): Um laboratório mede os níveis de PSA em uma amostra de sangue. O nível de PSA pode elevar-se em homens com câncer de próstata, hiperplasia de próstata benigna ou uma infecção da próstata.