Ainda não são bem conhecidas as causas do câncer. Os médicos não sabem explicar porque o câncer de próstata se desenvolve em um homem e não em outro.

Os investigadores estão estudando que fatores podem aumentar o risco de contrair a doença. Alguns estudos relacionaram os seguintes fatores de risco ao câncer de próstata:

q Idade – nos Estados Unidos, o câncer de próstata é encontrado principalmente em homens com mais de 55 anos.A idade média dos pacientes no momento do diagnóstico é de 70 anos.

q Antecedentes familiares do câncer de próstata – o risco de um homem desenvolver câncer de próstata é maior se seu pai ou irmão tenham contraído esta doença.

q Raça – esta doença é muito mais comum entre homens afro-americanos do que em homens brancos. E é menos comum entre homens asiáticos e indígenas americanos.

q Dieta e fatores dietéticos – alguns resultados sugerem que uma dieta rica em gordura animal pode aumentar o risco de câncer de próstata e que uma dieta rica em frutas e verduras pode diminuir esse risco. Estão se levando a cabo estudos para saber se os homens podem reduzir seu risco de câncer de próstata se ingerirem certos suplementos dietéticos.

q Ainda que alguns estudos tenham indicado que ao se submeter a uma vasectomia um homem pode aumentar o seu risco de desenvolver câncer de próstata, a maioria dos estudos não apoiou este resultado. Os cientistas estudaram se a hiperplasia de próstata benigna, a obesidade, falta de exercício, fumar, exposição a radiação ou a vírus transmitidos sexualmente poderiam aumentar o risco de câncer de próstata. Até o momento, existe pouca evidência que estes fatores contribuam para um maior risco.