Conviver como uma doença grave como o câncer não é fácil. Algumas pessoas podem se dar conta que precisam de ajuda para superar os aspectos emocionais bem como os aspectos práticos dessa enfermidade. Com freqüência os pacientes se reúnem em grupos de apoio, Onde podem compartilhar a experiência que adquiriram para superar a doença e os efeitos do tratamento. É possível que os pacientes queiram consultar um membro da equipe médica sobre como encontrar um grupo de apoio.

As pessoas que convivem com o câncer podem ficar preocupadas em como dar assistência a suas famílias, manter os seu trabalho ou continuar as suas atividades diárias. A preocupação com os tratamentos, o manejo dos efeitos colaterais, da permanência no hospital e com os gastos com saúde também é comum. Os médicos, o pessoa da enfermaria, os nutricionistas, e outros membros da equipe de atenção médica podem responder a algumas perguntas sobre o tratamento, o trabalho e as demais atividades. Conversar com um assistente social, conselheiro ou um membro do clero, pode ser útil para aqueles que desejam falar de seus sentimentos, ou discutir as suas preocupações. Geralmente um assistente social pode sugerir recursos que contribuam para a reabilitação, o apoio emocional, a situação financeira, o transporte e os cuidados domésticos.

É natural que o homem e sua(seu) parceira(o) se preocupam com os efeitos que o câncer de próstata e seu tratamento tenha sobre o seu relacionamento sexual. Talvez prefiram conversar com o médico sobre os efeitos colaterais possíveis e as possibilidades destes serem temporários ou permanentes. Qualquer que seja o resultado, que os pacientes e seus parceiros conversem sobre suas preocupações e que se ajudem mutuamente para encontrar uma forma de manter a intimidade durante e depois do tratamento.

Estão disponíveis vários folhetos e outros materiais úteis através do Serviço de Informação sobre o câncer e em outras fontes indicadas na seção “Recursos Informativos do Instituto Nacional do Câncer”. O Serviço de Informação sobre o Câncer também pode proporcionar informações que ajudem os pacientes e famílias a encontrar programas e serviços.